segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

"Atleta atingiu o topo com acupuntura"

Acupuntura não é doping, mas ela pode ajudar atletas a ganhar medalhas. Essa é a mensagem do caso que o professor Alemão Taras Usichenko, da Universidade Ernst Moritz Arndt, publicou no Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. O estudo de caso descreve um atleta anonimo, que se tornou campeão alemão de pentatlon, graças à sete anos de tratamento de acupuntura.


O Pentatlon moderno consiste de Esgrima, Tiro-alvo, 200 metros de nado, Corrida com barreiras, e 3km de corrida. Um atleta de 20 anos que tinham obtido uma vaga no time nacional alemão se consultou com um acupunturista sobre problemas que estavam impedindo sua performance.

O atleta, não é claro pelo artigo se era homem ou mulher, tinham problemas com um pulso que doia enquanto nadava. O acupunturista inseriu agulhas nos pontos IG-4, IG-11, IG-14, TA-5 e VB21. O Atleta cansava os braços rápidos quando treinava esgrima, então o acupunturista tratou com agulhas o IG-4, IG-10, IG-11 e TA-5. Para ajudar o problema de manter o braço parado enquanto mirava com a arma, foram usados os pontos C7 e IG-14. E para ajudar o atleta a correr mais rápido foram inseridos no E36 e B34 pouco antes da corrida começar.


Depois de 7 anos de tratamento, a performance do atleta melhorou, como a figura abaixo mostra.


Se isso foi por conta do tratamento, ou por conta do treinamento, ou se o tratamento teve um efeito placebo, os pesquisadores não podem responder, mais eles estão convencidos da efetividade da acupuntura.

Os pesquisadores consideram o quanto a acupuntura pode ser uma forma de doping, eles dizem que não. A acupuntura não se enquadra no segundo critério da autoridade mundial de doping, Wada.

Fonte:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20007261

Nenhum comentário:

Postar um comentário